sexta-feira, 29 de maio de 2009

Dia Mundial Sem Tabaco

Desde 1988, comemora-se, no dia 31 de maio, o Dia Mundial Sem Tabaco. Para celebrar a data, a DC3 criou este anúncio para a Rádio Jovem Pan, que será veiculado, domingo, no caderno Top do Diário do Pará.

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Propaganda no Pará

Fazer propaganda no Pará é tarefa para obstinados. Fazer propaganda no Pará com qualidade, profissionalismo, ética, talento, idealismo, compromisso com a atividade, é tarefa para obstinados com um parafuso a mais. Ou a menos.

Parodiando Pessoa

Em propaganda tudo vale a pena quando a pertinência não é pequena.

Inscreva-se já!


Para os que gostam de postar seus vídeos na internet, essa é a chance de sair do amadorismo e ficar famoso, exibindo o seu vídeo na TV!
Para isso, basta se inscrever, até o dia 7 de junho, no Festival de Vídeo Tela Digital, promovido pela Associação Cultural Kinoforum e a TV Brasil.
A ideia do festival é selecionar vídeos independentes e inéditos para serem exibidos no programa Tela Digital, da TV Brasil.
Os trabalhos devem ter linguagem próxima aos vídeos do youtube e de blogs. Valem filmagens voltadas para a comédia, narrativas de caráter pessoal ou experimentais.
Os vídeos enviados estão disponíveis no site www.tvbrasil.org.br/teladigital, lá você pode também votar nos trabalhos de sua escolha.
Informações: + 55 (11) 3034.5522 / 9252.3192 ou www.tvbrasil.org.br/teladigital e http://www.kinoforum.org/

terça-feira, 26 de maio de 2009

Curso de Marketing Político e Eleitoral

Nos dias 6 e 7 de junho acontece, no Hotel Regente, o curso "Imersão Total em MarKeting Político e Eleitoral", ministrado pelas feras do Marketing Político, Carlos Manhanelli e Neusa Dorigon.
Neusa Dorigon é Advogada Especializada em Direito Eleitoral. Formada em Direito pela PUC – Campinas, Pós Graduada em Direito Público, Direito Civil, Direito Empresarial e Assessora de partidos políticos desde 1988.
Carlos Manhanelli é Publicitário, Jornalista, Radialista, Administrador de Empresas com especialização em Propaganda e Marketing pela ESPM, MBA em Marketing pela USP, pós-graduado em Ciência Política pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo e Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo.
A DC3 apóia a iniciativa!

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Vamos subir Papão


Como o próprio anúncio já diz, o Paysandu tem uma das maiores torcidas do Brasil. Por isso, você torcedor, ajude esse time a subir ainda mais. Vá ao estádio e leve sua torcida!

Belém vai parar no dia 23!

Belém está na expectativa para a luta entre o paraense Lyoto Machida e o americano Rashad Evans, que acontece amanhã, 23. E é claro que a DC3 não poderia deixar de divulgar essa competição tão importante.
Para chamar a população a torcer pelo nosso lutador Machida, a Agência criou três teasers, de formatos diferentes, que foram veiculados, na semana passada, no jornal O Liberal:






E, já no domingo, foi desvendado o mistério! O anúncio, veiculado no jornal, mostrou o confronto.




Para aguçar, ainda mais, a curiosidade dos paraenses, desde domingo está rolando um VT de 30 segundos, na TV Liberal, e um banner no site da ORM Cabo: http://www.ormcabo.com.br/ .

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Anúncio Rádio Liberal FM


No último domingo, 17 de maio, o Jornal Liberal veiculou o anúncio institucional da Rádio Liberal assinado pela DC3.

O anúncio transmite a sensação de que a rádio embala os ouvintes com música, informação e promoções, deixando os minutos, as horas, muito mais agradáveis.

Ficha Técnica

Redação: Dennis Oliveira
Direção de arte: Juliana Santos
Aprovação: Julia Maiorana Martins

terça-feira, 19 de maio de 2009

Coincidências acontecem na propaganda

A DC3 criou em junho de 2008 o anúncio “O Ralo” para a Jovem Pan. A peça utiliza como ícone um ralo alertando para onde o desperdício levará o mundo. A mesma ideia foi usada pela agência Strategies - Cairo, Egyto - em março deste ano, no anúncio “Stop draining our world” para o Greenpeace. Isso demonstra, no mínimo, que a DC3 está conectada com o que há de mais criativo no mundo da propaganda.



Anúncio DC3

Anúncio Greenpeace




Twitter ganha serviços corporativos em 2009

O Twitter planeja estrear, até o final do ano, ferramentas para ajudar empresas a servirem seus clientes. No entanto, pode cobrar uma taxa por esses serviços, informou o co-fundador do site, Biz Stone.

Essas novas ferramentas e serviços auxiliarão as empresas que queiram usar o Twitter para mandar mensagens para clientes.

O microblogging, que permite que os usuários enviem mensagens de até 140 caracteres, tem tido um crescimento explosivo nos últimos meses. Acessos ao Twitter saltaram 83% em abril na comparação com o mês anterior, alcançando os 17 milhões, segundo dados da comScore.


Fonte: adNews.

Brasileiro prefere Internet à TV

A pesquisa “O Futuro da Mídia”, realizada pela Deloitte/ Harrison Group, revelou que o Brasil é o único país que não aponta a televisão como fonte de entretenimento favorita.
Para a maioria dos brasileiros (55%), o passatempo predileto está em assistir a filmes em casa, que não passam na TV, e em segundo lugar no ranking de passatempo nacional, vem a internet, para uso pessoal e social, com a preferência de 53% dos entrevistados.
Nenhum outro país considera a internet tão divertida quanto o brasileiro, sugere a pesquisa. Americanos (38%), ingleses (34%), japoneses (31%) e alemães (29%) pensam que a rede de computadores não passa de uma fonte terciária de diversão – na Alemanha e no Japão é apenas o quinto meio mais citado.
O brasileiro é também um dos que mais se entretém com revistas impressas e online, segundo a pesquisa: 16% dos entrevistados mencionaram tais publicações, superando Estados Unidos (12%) e Inglaterra (15%). Os alemães (18%) e os japoneses (17%), entretanto, possuem maior incidência na área.

Informações: Info Online

Jovens utilizam internet para interagir com marcas

Os jovens estão dispostos a interagir e criar vínculos com algumas marcas, dentro de suas atividades na Web. É o que aponta uma pesquisa recente da Microsoft, realizada pela Synovate.
O levantamento, denominado "Young Adults Revealed", foi feito com 12.603 jovens, entre 18 e 24 anos, localizados em 26 países. O resultado proporciona às marcas e anunciantes conhecimento valioso sobre as condutas online deste grupo demográfico, que passa em média 2,5 horas de seu tempo livre diário conectado à internet.
Quando perguntados sobre seu compromisso, na internet, com as marcas, durante o último mês, quase um terço (28%) disse ter falado sobre uma em alguma rede social; quase um quarto (23%) adicionou conteúdos relacionados a alguma marca em seu serviço de Messenger; e cerca de um a cada cinco (19%) adicionou conteúdo sobre uma marca em sua página de início ou rede social.
Estes jovens afirmam que não só clicam regularmente em publicidade online (47%), como também fazem upload ou inserem posts sobre marcas ou produtos em portais (18%).
Fonte: Marketing News

PL 29: Novo texto reduz tempo destinado à publicidade comercial

A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara começou a receber, desde o dia 18 de maio, emendas ao substitutivo do PL 29/07, que unifica a regulamentação da TV paga e cria medidas de proteção ao conteúdo nacional, de autoria do deputado Vital do Rêgo Filho (PMDB-PB).
No novo texto, 30% do conteúdo deve ser nacional e independente, mas apenas nos canais que já veiculam conteúdo brasileiro. A proposta anterior, aprovada na Comissão de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, era de uma cota linear de 50% de conteúdo nacional (sendo 10% de conteúdo independente).
O tempo de publicidade nas TVs por assinatura também foi limitado à metade da permitida na TV aberta, ficando em 12,5% em cada hora de programação. No projeto anterior, esse tempo era o mesmo destinado à radiodifusão, de 25% da programação.
Já no substitutivo do deputado Jorge Bittar (PT-RJ), que não chegou a ser votado na Comissão de Ciência e Tecnologia, o tempo destinado à publicidade comercial proposto era de no máximo 10% do total diário de programação em cada canal e de 15% a cada hora.

Fonte: Tele Síntese

Jornalistas da Rede Globo fazem palestra virtual

"A Liberdade de Imprensa e o Direito à Privacidade” é o tema da palestra que os jornalistas Ernesto Paglia e Alberto Gaspar, da Rede Globo, ministrarão virtualmente, nesta quinta-feira (21), às 18h30, na tele-sala da Fundação Rede Amazônica.

O evento é uma realização da Faculdade Interativa COC, em parceria com o Amazon Sat, o canal temático da Amazônia, através do Núcleo Amazon Sat Educação.

A palestra é voltada para alunos e ex-alunos dos cursos de comunicação social e será transmitida diretamente de São Paulo.

Os interessados em participar devem entrar em contato pelos telefones (92) 3216-3082 ou (92) 8116 2322. Se preferir, a inscrição pode ser feita pelo “fale conosco” do site www.amazonsateducacao.com.br.

Debate sobre jornalismo literário movimenta São Paulo

O jornalismo aliado a literatura, esse será o tema do 4° Jornalirismo, que acontece dia 26 de maio, às 19h, no Senac de São Paulo. O evento contará com a participação de grandes profissionais da comunicação e cultura brasileira: Os jornalistas Eliane Brum, Pedro Bial, Daniel Piza e Sergio Vilas Boas e o poeta e dramaturgo Allan da Rosa.
Entre os principais assuntos que serão debatidos estão o jornalismo como gênero literário de não-ficção e instrumento de questionamento do mundo e a capacidade ou incapacidade da narrativa jornalística de oferecer descobertas sobre a realidade que se arrisca a retratar.
Inscrições: (11) 4828 4280 ou jornalirismo@eventar.com.br
Realização: Jornalirismo e Senac São Paulo.
Apoio: DZ9 Gráfica e Editora, Eventar, JAC Comunicação, Maxpress, Permission e Teatrix.
Fonte: Comunique-se

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Uma agência pra chamar de minha

A escolha de uma boa agência de propaganda é cada vez mais uma decisão estratégica para as empresas e instituições. Mas como fazer a escolha acertada, diante da proliferação de opções verificada a toda hora? Como detectar a parceira ideal para rentabilizar ao máximo os investimentos em comunicação?
Por muito tempo os critérios ficaram no imprevisível terreno da subjetividade ou feitos com base em relacionamentos de amizade, parentesco ou de alguém com alguma forma de atuação na mídia, seja lá qual for a mídia ou a atuação.
Mas este tipo de escolha, baseado numa dose enorme de amadorismo, é cada vez mais um risco. Pode ser que, por um desses arroubos de sorte, aquela agência do tio da prima do irmão do cunhado da sua filha seja uma agência excelente mesmo, mas isso é como um tiro no escuro.
A popularização da informática, de cursos de comunicação, uma certa glamourização da atividade e outros fatores, fizeram surgir um número enorme de pessoas oferecendo serviços de comunicação, o que nem de longe pode ser chamado de agência de propaganda. Porque mais que fazedora de frases de impacto ou tiradas espertas, uma agência de propaganda é essencialmente inteligência de marketing e comunicação a serviço de um anunciante ou futuro anunciante.
É gente que estudou, pesquisou, investiu, sonha acordado, viveu e vive uma série de experiências para poder ter conteúdo e assim oferecer soluções, saídas, alternativas, para problemas de comunicação. Problemas que vão desde como aplicar da melhor forma possível a verba de propaganda, até a idéia do comercial de televisão que o público visado gosta e que ajuda este público a decidir pelo produto anunciado.
Embora pareça complicado, existem formas bem objetivas de escolher uma boa agência de propaganda. E isso é muito importante fazer, já que a propaganda é uma atividade onde, trabalhar com um top de linha custa o mesmo ou até mesmo menos do que trabalhar com uma improvisação.
Uma das primeiras providências para uma boa escolha é procurar saber a procedência dos cabeças da agência. O que já fizeram na atividade, se já trabalharam em agências conceituadas, em produtoras de som e imagem, em veículos de comunicação estruturados ou mesmo na área mercadológica de anunciantes. Procure saber se têm história, boa folha corrida, se amam a atividade ou se estão apenas abrindo agência por acharem fantasiosamente que é um negócio onde se trabalha pouco e ganha-se muito.
Ninguém é bom nesse negócio sem alguns anos de transpiração, de lida diária com problemas, broncas, crises, resultados, retorno. Gênios fora-de-série podem até existir, mas como o nome diz, são fora-de-série, e não é todo dia que se dá de cara com um Pelé pela rua.
Outra medida importante é saber se a agência tem pelo menos uma estrutura mínima, com gente cuidando de criação/planejamento, de produção eletrônica e impressa, gente de atendimento para dialogar e não apenas dizer amém, gente de mídia para comprar os espaços certos para as alvos certos.
Alguém há de perguntar se prêmios são importantes na hora de escolher uma agência de propaganda. A importância dos prêmios é muito relativa. Se por um lado revelam uma habilidade para fazer peças publicitárias diferenciadas e originais, por outro são concursos de idéias, julgadas na grande maioria por publicitários, sem preocupação alguma com resultados de vendas e de imagem geradas pelas peças premiadas. De uma forma geral, o prêmio é uma qualidade positiva, mas é preciso perceber se a agência cultiva os prêmios para inflar mais o crescimento do cliente ou o seu próprio ego.
Criatividade é o grande charme da propaganda, mas ela precisa estar manifestada não apenas na criação, mas também em planejamento criativo, mídia inteligente, produção inovadora, pesquisa, em todo o processo publicitário.
É fundamental dar uma espiada na ética, saber como a agência se relaciona com os veículos de comunicação, com os fornecedores, com as gráficas, os fotógrafos, as produtoras. Se é uma agência que respeita as regras do mercado, cumpre contratos, que trata bem seus empregados, que gera oportunidades para os jovens talentos que surgem. Esse dado é outro favor que ajuda muito a fazer uma opção acertada.
Junto com isso, é preciso perceber na agência a intenção de ousar, de inovar, de diferenciar, de se dedicar à atividade de seus clientes, de procurar entender, e a partir daí propor as idéias, e não vir com fórmulas requentadas e repetidas.
Como se pode ver, para o bem de anunciantes e de seu suado dinheirinho, é fácil escolher uma agência de propaganda. Como em toda atividade profissional, existem no mercado empresas que, além do seu próprio crescimento, querem o crescimento da atividade onde atuam. E essas geralmente são as melhores da praça.
Mas é sempre bom destacar que a boa propaganda começa com um bom produto, um bom serviço, uma boa empresa. Não existe agência criativa sem cliente criativo, já que a propaganda vai encontrar as formar de “como, onde e pra quem dizer”, pois “o que dizer” é a empresa que estabelece.
Considere estes critérios, junte sua sensibilidade, visão de negócios e certamente terá uma grande parceria para enfrentar os desafios desse maravilhoso mundo chamado mercado.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

DC3 cria campanha para a ORM Cabo

"Pra quem gosta do esporte, Futebol, é tudo" é a mais nova campanha da ORM Cabo. O anúncio, criado pela DC3 Comunicação, já está sendo veiculado no jornal impresso O Liberal e promete aumentar o número de assinantes da ORM Cabo, até o final do ano.
Quem é apaixonado por futebol não pode perder essa chance de assistir as séries A e B do Brasileirão!










quinta-feira, 14 de maio de 2009

Vamos subir Papão

A DC3 Comunicação é a responsável pela nova campanha do Paysandu. A ideia inovadora conclama a torcida do papão a aumentar as receitas do clube com objetivo de levar, em 2010, o time bicolor à Série B do Campeonato Brasileiro. O jingle da campanha é inspirado no reggae "Vamos Fugir", de Gilberto Gil.
Veja a reportagem da RBA onde o diretor de criação da DC3UNICOM, Glauco Lima, fala sobre a campanha Vamos Subir Papão.



Você, torcedor, já pode aprender a letra e cantar no próximo jogo do papão:



Vamos SUBIR!
PRA SERIE B
PAPÃO!
Vamos SUBIIIIRR
SE TODO MUNDO AJUDAR
NOSSO TIME CONSEGUE...
Vamos SUBIR!
PRA SERIE B
PAPÃO!
Vamos SUBIIIIRR
Pr'onde quer que você vá
TUA TORCIDA TE SEGUE...