quinta-feira, 27 de agosto de 2009

As marcas mais fortes de 2009

Foi divulgada a sexta edição do estudo sobre a força das marcas brasileiras no Fórum Internacional ABA Branding 2009. A pesquisa foi realizada por telefone em seis capitais, com uma amostra de 1640 entrevistados.

Considerou-se lembrança, confiança, satisfação e intenção de compra em relação a automóveis (por fabricante e modelo), bancos, cartões de crédito, leites condensados, televisores, jornais, biscoitos, operadoras de telefonia fixa, operadoras de telefonia móvel, planos de saúde, postos de combustível, companhias aéreas, emissoras de TV, revistas, provedores de internet e supermercados.
Veja abaixo o ranking das marcas mais defendidas, que mostra o prestígio e a confiança em cada categoria:
Automóveis: Volkswagen (75%)
Aparelho TV: Semp Toshiba (74%)
Cartão de crédito: Hipercard (87%)
Revista: Caras (72%)
Operadora de telefonia fixa DDD: Embratel (58%)
Provedor de Internet: UOL (50%)
Operadora de telefonia móvel: Oi e Claro (48%)
Plano de saúde: Bradesco Saúde (63%)
Posto de combustível: Ipiranga (71%)
Banco: Caixa Econômica Federal (67%)
Supermercados: Carrefour/Bompreço (58%)
Biscoitos: Trakinas (85%)Leite Condensado: Leite Moça/Nestlé (85%)
Companhia aérea: Tam (52%)
Emissora TV ou Canal TV: Record (não divulgou)
Jornal: Diário Pernambuco (77%)

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