Muito se questiona sobre a confiabilidade da internet enquanto fonte de informação e pesquisa. As criticas condenatórias baseiam-se em justificativas como a falta de perícia de quem demanda informação e a abertura ilimitada pra quem quiser, falar sobre o que bem quiser. Ou seja, quem critica a internet usa o argumento de que a web é mais ou menos uma grande feira livre com mercadorias made in Paraguai.
No entanto, dizer à maioria das pessoas hoje, que elas precisam passar um dia sem usar o computador é o mesmo que dizer, “queridinho, vou precisar levar seu coração e o trago de volta amanhã! Algum problema?”
Irrefutável é que com o advento da web a vida ficou bem mais fácil. E sim, condicionada também!
Diante dessa transformação contínua e crescente do processo de produção e obtenção da informação, surge um fenômeno pouco conhecido, chamado de Sabedoria das Multidões. Como é que se dá esse processo de construção da informação dentro do universo virtual?
Para quem se interessa pelo assunto, vale ler este artigo de Márcio Saito, brasileiro que trabalha na área de tecnologia no Vale do Silício e mora na Califórnia desde 1993. Desperta a nossa atenção para uma abordagem mais positiva acerca do assunto.
quarta-feira, 29 de julho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário